Você sabe como aproveitar as maiores tendências para livrarias?

tendências para livrarias

A InfoPrice selecionou tendências para livrarias que podem ajudar a promover sua marca e aumentar vendas

 

Aproveitar algumas tendências para livrarias com um toque de personalidade pode ajudar a engajar clientes nesse segmento. Você pode aumentar a relevância de sua livraria, construir uma estratégia de marca e se comunicar melhor com os clientes. Mesmo as lojas físicas podem se beneficiar bastante de combinar ações on e offline atualizando sobre informações, lançamentos e eventos relevantes.

Abaixo estão algumas tendências para livrarias que podem ajudar a engajar seus clientes:

 

Esteja nas mídias sociais

Manter um blog, pode ser uma forma barata de engajar seu público-alvo, divulgando livros por meio de resenhas escritas por especialistas. Você também pode promover fotos e vídeos de eventos ou sessões de autógrafo. Também vale criar uma newsletter periódica para seus clientes.

Além do blog, algumas livrarias também podem se beneficiar de engajar o público-alvo no Instagram ou Facebook, por exemplo. Só é importante manter a linguagem alinhada à plataforma e uma rotina de atualização que mostre que sempre há coisas novas acontecendo em sua loja física.

 

Invista em visual merchandising

O visual merchandising pode ajudar a planejar o layout de uma loja com base em promover a venda de determinados produtos. Uma boa vitrine, iluminação adequada, localização de cada item ou mesmo as embalagens.

Cada detalhe pode ajudar a ambientar melhor sua loja, impulsionando a venda de determinados itens.

 

Promova eventos na loja

Crie eventos em datas especiais, e promova promoções temáticas, por editoras, gêneros literários ou livros bestsellers e de editoras independentes.

Você também pode convidar alguns escritores e influenciadores para palestrarem e promoverem seus trabalhos em sua loja, atraindo o público que já está fidelizado ao que eles fazem.

 

Recomendação da livraria

É possível utilizar “Shelf-talker” – uma espécie de tag de sinalização que pode ser colocada nas prateleiras das livrarias – para destacar os livros recomendados por profissionais de sua livraria.

Algumas lojas já apostam no uso destas tags para fazer um breve resumo do porque a livraria recomenda aquele título. O texto pode ter uma frase ou alguns parágrafos, ser digitalizado ou manuscrito. Tudo depende do posicionamento de sua loja e perfil de clientes.

 

Tenha boas estratégias de preço

É importante saber se as suas margens estão muito diferentes de outras lojas físicas da mesma região e o que você pode fazer para melhorar seu preço ou aumentar o valor embutido na compra de seus produtos.

Um ambiente diferenciado, por exemplo, pode justificar os preços um pouco mais elevados. Mas, é preciso estar consciente sobre qual é esse gap de preço e se as melhorias fazem ou não sentido.

 

Produtos personalizados da loja

Criar consciência para sua marca pode ajudar a destacá-la das concorrentes, estabelecer um valor adicional à venda de livros e uma melhorar a relação com os clientes. Uma alternativa é apostar na venda de itens personalizados com sua marca, como canecas, cadernos, sketchbooks, sacolas retornáveis ou camisetas com um design atraente, criativo e acompanhados por seu logotipo. Esses itens podem se tornar um veículo promocional para a loja em diferentes lugares que o consumidor frequentar.

Caso a loja já tenha um público fidelizado ou esteja em uma área movimentada e que atraia turistas, vale trabalhar os itens personalizados como “souveniers” cobrando margens maiores e que maximizam seu lucro. Do contrário, pode ser estratégico trabalhar preços mais atraentes para atrair novos clientes e engajá-los com sua marca.

 

Faça ações inusitadas

No Dia das Mulheres de 2017, a loja Loganberry Books, de Cleveland (EUA), decidiu virar todos os livros escritos por homens nas prateleiras. A ação não só destacou as escritoras mulheres, mostrando a disparidade de publicações por gênero, mas foi muito comentada em sites do mundo todo, gerando visibilidade para a loja.

É apenas um exemplo que mostra que uma ação criativa e de baixo custo pode ser o bastante para sua loja ganhar maior relevância e atrair clientes. Por isso, sempre pense em como sua loja pode aproveitar algumas datas e eventos de forma positiva.

 

Você já aplica algumas destas ações? Conhece outras tendências para livrarias? Compartilhe conosco!

 

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