Definindo preço de produtos com base nos concorrentes

Preço de produtos com base em concorrentes

Preço de Produtos com base em concorrentes: Uma estratégia para você vender mais em sua região!

Seus concorrentes são um importante parâmetro para entender melhor como você pode se destacar e estabelecer sua estratégia de preço de produtos. Uma dica é manter o acompanhamento de ofertas praticadas por eles por meio de uma ferramenta inteligente e capaz de trazer dados atualizados.

Para explicar melhor como definir o preço de produtos utilizando informações sobre seus concorrentes, a InfoPrice separou algumas dicas:

Média de preço de produtos nos concorrentes e na região

Descobrir a média de preços que cada categoria é vendida em seu competidor é a informação mais básica e essencial, oriunda de um monitoramento de concorrência. Estes dados irão auxiliar sua loja a se posicionar competitivamente em determinada região. Seja com preços mais baratos, semelhantes, ou mais altos que seus concorrentes.

Naturalmente, os consumidores de seus produtos irão perceber o posicionamento de preços de sua loja e irão tomar decisões de compra orientados a estes valores e outros benefícios proporcionados por sua loja. Utilizando uma plataforma de inteligência de preço, por exemplo, é possível configurar os itens e concorrentes que pretende monitorar, além de acompanhar essa média em cada um.

Variação de preço de produtos

Observar a variação de preço de cada item vendido nos concorrentes é importante para sinalizar tendências e estratégias utilizadas por outros varejistas. Você consegue entender melhor as margens máximas e mínimas do preço que eles costumam praticar. O ideal é que esse monitoramento te dê flexibilidade para segmentar sua análise na Curva ABC, ou seja, entre os produtos mais e menos importantes para sua receita.

Produtos indisponíveis nos concorrentes

Conhecer a disponibilidade de produtos nos concorrentes é uma informação que também poderá guiar estratégias de preço de seu negócio. O frequente esgotamento de um item em seus concorrentes pode trazer insights como:

1) Seu concorrente deixou de comercializar certo item. Seja por falta de interesse em vendê-lo, seja por problemas com o fornecedor. Este cenário pode ser oportuno para sua empresa focar na venda deste produto, aliando estratégias de preço e posicionamento e visando se destacar da concorrência. Por outro lado, este cenário pode ser motivador para sua empresa também abandonar a comercialização de determinado item, seguindo a estratégia concorrente.

2) Seu concorrente está com problemas de abastecimento, ou ruptura de gôndola. Geralmente, a identificação de um problema no concorrente pode ser a oportunidade ideal para sua loja se destacar e ganhar margem na região, vendendo produtos que não serão encontrados facilmente em lojas competidoras.

Histórico de preços dos concorrentes

Esta informação te dá um histórico de preços que os concorrentes praticam ao vender o item. É relevante para entender, em especial, o comportamento do preço e indicativos de tendências, como, sempre baixar o preço do item às sextas-feiras e retornar o valor normal aos sábados, por exemplo. É também uma forma de entender melhor as promoções praticadas pelo mercado e criar suas próprias estratégias com base nessa informação.

Preço Baixo Todo Dia

O nome é autoexplicativo. Diversos mercadistas utilizam essa estratégia de preços em suas lojas, porém poucos conseguem extrair os melhores resultados à partir dessas ações, principalmente por que estes não possuem informação atualizada e precisa de preços concorrentes.

Se sua loja possui este posicionamento e estratégia de preços é essencial que tenha um processo bem estruturado de monitoramento de preços concorrentes.

Estes são alguns insights que você pode obter na hora de definir seu preço com base nas ações de seus concorrentes. Apenas lembre-se de se embasar em dados confiáveis e atualizados, pois isso evitará que você tome decisões erradas ou tardias para um mercado dinâmico como o varejo.

Quer ler mais sobre precificação no varejo?

Um dos nossos conteúdos mais acessados no Blog é sobre os 10 fatores mais importantes para a formação de preço! Continue seus estudos por aqui.

A Endeavor possui excelentes conteúdos, que muito inspiram nossas publicações. Um dos nossos favoritos fala sobre o Markup, uma estratégia de precificação baseada nos custos. Acesse, se deseja aprender sobre a estratégia básica de precificação.