9 fatores que impactam seu posicionamento de mercado

posicionamento de mercado

A localização da loja é um dos fatores que influenciam seu posicionamento de mercado

 

O posicionamento de mercado é a forma como empresas são vistas pelo público. Esta imagem é criada pela companhia a partir de estratégias para criar identidade para uma empresa ou produto, de maneira que eles possam ocupar um lugar claro, distinto e desejável na mente do público-alvo em relação às marcas concorrentes.

Quando você define qual será seu posicionamento de mercado precisa vigiar alguns fatores constantemente para entender se o que acontece na prática está de acordo com seu planejamento. Alguns destes fatores tem a ver com seu preço, ações de concorrentes e portfólio, mas outros aspectos também podem interferir em sua estratégia.

Abaixo separamos 9 fatores que podem impactar seu posicionamento de mercado. Confira quais são:

 

1) Público-alvo

Logo nos processos de planejamento de abertura do negócio uma de suas escolhas certamente irá impactar seu posicionamento de mercado: a definição de quem será o seu público-alvo.

O perfil de pessoas para quem você pretende vender seus produtos é determinante para nortear todas as suas escolhas posteriores.

 

2) Custos do negócio

Você pode até querer ter um posicionamento marcado pelo preço mais baixo em sua região, mas se seus custos são mais elevados que os de seus concorrentes, não há muito o que fazer. Baixar preços, certamente, irá comprometer a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo.

Por isso, tenha em mente quais são suas despesas para manter a loja operando antes de definir seu posicionamento de mercado.

 

3) Preço

Se você define uma margem muito alta, superior à média praticada por seus concorrentes, isso certamente irá impactar seu posicionamento de mercado e a forma como o consumidor se relaciona com a marca. O preço é um determinante fator de compra e pode ser um filtro que segmenta seu público e faz com que ele perceba sua empresa de uma maneira que pode ou não atendê-lo.

Se seus preços são sempre os mais altos da região, é natural que isso afaste um pouco aqueles clientes que compram apenas itens promocionais ou em ponta de estoque.

 

4) Local da loja

Philip Kotler, citou os três fatores mais importantes para o sucesso do varejo: “os varejistas geralmente mencionam três fatores críticos para o sucesso do varejo: localização, localização, localização! A localização de um varejo é a chave de sua capacidade de atrair clientes”

Se a sua loja está localizada em regiões mais nobres ou periféricas da cidade, em regiões de praia ou no interior, isso certamente terá impacto em seu posicionamento de mercado. Moradores de cada região possuem anseios distintos e um comportamento e expectativas particulares durante a compra de um produto.

Se a loja está em uma região litorânea, por exemplo, é preciso pensar que seus clientes estarão mais concentrados em temporadas específicas, vestidos de forma mais despojada e buscando uma atmosfera de lazer e descontração.

 

5) Portfólio

Com quais produtos e marcas você trabalha? É natural que seu portfólio interfira em seu posicionamento de mercado, se conectando melhor ao público mais jovem ou mais velho, que preza mais por preço, qualidade ou imagem, que possui uma renda mais alta ou baixa. Esta escolha precisa estar alinhada com o conceito que você pretende passar sobre sua loja.

Se você já definiu como deseja se posicionar, revise seu portfólio e analise se ele está de acordo com a ideia que você quer passar sobre seu negócio.

 

6) Concorrentes

As ações de seus concorrentes podem modificar rapidamente a percepção que os clientes têm sobre você. Quer um exemplo? Você deseja se manter como uma loja com preços intermediários em sua região, com foco na classe B. No entanto a loja focada na classe A reduz preços de uma parte de seu portfólio e você não acompanha este cenário. Com isso, os preços de vocês ficam equiparados e seu público começa a sentir que seus preços não estão compensando e podem migrar para lojas concorrentes.

Para que isso não aconteça, é necessário acompanhar seus concorrentes de perto e identificar estratégias de mercado adotadas por eles. Tendo estas informações, é necessário tomar ações no negócio que mantenham a percepção sobre sua marca e seu posicionamento de mercado.

 

7) Estratégia de divulgação

Outro aspecto que impacta seu posicionamento de mercado é sua estratégia de divulgação do produto: a escolha de um canal errado ou uma mensagem equivocada podem afetar a percepção do consumidor sobre você. E o mesmo vale para quando, como e para quais produtos você cria promoções.

Algumas pessoas podem ter a percepção de que itens mais caros são necessariamente melhores que os mais baratos. Nestes casos, as promoções podem afastar estes clientes que associam o preço elevado à qualidade, impactando seu posicionamento.

 

8) Diferenciais

Seus diferenciais podem impactar a percepção de seu público e seu posicionamento de mercado. Se investe em tecnologias e capricha no atendimento, é natural que eles se sintam melhor atendidos por sua marca e mais inclinados a pagar mais caro por um produto.

Por isso, se pretende elevar seu preço, vale analisar quais diferenciais você pode oferecer para melhorar a relação que você tem com o consumidor.

 

9) Gestão

Você toma ações rapidamente, antecipando cenários do mercado ou espera as coisas acontecerem? Você acompanha o estoque ou espera os produtos esgotarem para comprar mais? Seu modelo de gestão impacta totalmente em seu posicionamento de mercado, já que irá interferir em suas estratégias, afetando a percepção do público de forma negativa e podendo comprometer suas vendas.

Se você deseja estar bem posicionado, qualquer que seja o perfil de seu público, precisa ter visibilidade de seu negócio, produtos e preços, analisar seus concorrentes e redirecionar suas ações. Só assim você poderá passar confiança no consumidor e se destacar dos concorrentes de forma positiva.

 

Estes são os principais fatores que interferem em seu posicionamento de mercado. Você já é atento a todos eles?