6 sinais que a sua pesquisa de preços não é eficiente

pesquisa de preços

Se você costuma enfrentar problemas com a quantidade e qualidade de dados em sua pesquisa de preços ou se já perdeu dinheiro por causa dela, então certamente está com problemas para gerenciar sua estratégia. O primeiro passo é identificar este problema, o segundo é corrigir o problema e o terceiro, testar novas soluções e ações. Só assim você tomará decisões corretas que irão garantir aumento de vendas e de lucratividade para o negócio.

Veja abaixo 6 sinais comuns que indicam que sua pesquisa de preços não é eficiente:

 

1 – Os dados são limitados

Você tem dados organizados sobre seus próprios preços, mas poucas informações sobre os concorrentes. Ou então monitora muito bem os competidores, mas não tem muita organização sobre seus próprios dados. É claro que comparações, análises e decisões ficam comprometidas quando as informações são escassas. Quando você passa por esse tipo de situação, é preciso levantar tudo o que está faltando e começar a trabalhar para obter todos os dados.

 

2 – As informações chegam tarde

Você consegue as informações que precisa, mas elas chegam tarde demais para você antecipar as ações de concorrentes. Sua sensação é a de estar lendo um livro de história sobre seu negócio e quando você toma uma medida com base em algo que o concorrente fez, como aumentar o  markup de um item, ele já fez mais uma ou duas alterações de preço nesse meio tempo. Se isso acontece, você precisa apostar em um método mais ágil de coletar e organizar suas informações, ou então, vai ficar sempre atrás e nunca na liderança.

 

3 – As informações estão descentralizadas

Você tem muitos dados, as informações chegam rapidamente, mas de forma descentralizada e sem filtros. Cada coisa fica em um documento e você precisa organizar tudo, ler, interpretar as informações e só então agir. Isso compromete as análises  e, como a tomada de ação depende disso, suas estratégias também saem prejudicadas. Neste caso, você precisa analisar quanto tempo tem perdido com as análises e quais as formas de otimizar esse processo. Uma plataforma de inteligência de preços pode fazer a diferença!

 

4 – Você depende de planilhas e trabalho manual

Você depende completamente de planilhas para analisar preços e perde muito tempo para criá-las manualmente. Se você tem essa rotina, isso significa que sua análise é bastante comprometida com o trabalho operacional e sobra pouco tempo para gerir, de fato, seu negócio. Depender de planilhas, que não sejam geradas de forma automatizada, é algo que cria um grande atraso na sua tomada de decisões. Por isso, o ideal é adotar plataformas apropriadas para gestão de preço, que gerem relatórios em tempo real e te permitam tomar decisões ágeis.

 

5 – Os dados não são confiáveis

Você consegue obter alguns dados sobre o negócio, mas quando toma a decisão, percebe que se embasou em pilares muito frágeis. Se seus dados não são confiáveis, de nada adianta sua pesquisa de preços, pois ela dificilmente irá te ajudar a ser estratégico. A opção aqui é entender que as informações atuais não têm nenhum valor e que é preciso mudar o método de levantar informações, filtrar outliers (valores atípicos) e tornar sua base mais consistente.

 

6 – Você já perdeu dinheiro

Seja por demorar muito e tomar uma decisão tardia ou ainda por se embasar em dados sem credibilidade: se você já perdeu dinheiro por conta de sua pesquisa de preços, algo não vai bem. O pior é que, se você reconhece esse fator, isso significa que você está consciente sobre a inconsistência de sua estratégia e de quanto ela custa para o negócio. Não é que pesquisas de preços não funcionem e sim que o método utilizado é ruim e algumas coisas precisam ser ajustadas. Invista em tecnologia para armazenar seus dados e fornecer informações confiáveis rapidamente.

 

Se identificou com alguma das situações? Então comece a traçar um plano de melhoria e reformular seus métodos de pesquisa de preços. No final, contar com informações rápidas, centralizadas e confiáveis vai fazer diferença no negócio e garantir ações mais assertivas. Assim que sua empresa contar com uma grande quantidade de dados de boa qualidade, você poderá começar a planejar adicionar a inteligência de preços a esses dados!

 

Para se aprofundar no assunto:

Na InfoPrice somos especialistas em pesquisa, inteligência de preços e monitoramento de concorrentes no varejo. Por isso produzimos regularmente conteúdos sobre o assunto. Por aqui você pode acessar estes textos e se aprofundar no tema:

Definindo preço de produtos com base nos concorrentes

10 fatores importantes para a formação de preço

Inteligência de preço – na prática

9 sinais para identificar que você está precificando seus produtos de forma errada