Como fazer para otimizar sua pesquisa de preço – na prática

pesquisa de preço

Melhorando pequenos detalhes em sua gestão pode tornar sua pesquisa de preço mais eficiente. Veja como

A pesquisa de preço é uma avaliação importante para que os varejistas conheçam seus concorrentes e saibam se posicionar de forma estratégica e, no momento ideal, reduzirem o valor das ofertas ou aumentarem as margens.

Apesar disso, a pesquisa de preço exige uma qualidade boa de dados, com alta taxa de retorno, confiabilidade e rapidez. É a combinação de todos estes elementos que ajudará o varejista a acionar as informações que precisa no momento mais adequado e superar seus concorrentes.

Se você encontra divergências em sua pesquisa de preço ou enfrenta problemas com as decisões tomadas baseadas nela, está na hora de revisá-la e melhorar a visão e qualidade dos dados obtidos. Abaixo estão algumas dicas de como fazer isso.

 

Dê adeus ao papel e caneta

Você pode até usar papel e caneta para suas anotações corriqueiras, mas quando o assunto é a pesquisa de preço o ideal é contar com uma solução com menor propensão ao erro. A tecnologia sempre poderá ajudá-lo nesta parte, evitando erros de registro, de interpretação ou tornando o processo de coleta e comparação dos valores algo muito lento e pouco estratégico.

 

Acompanhe taxas de variação de preço

As taxas de variação de preços permitem identificar rapidamente quais produtos sofreram a maior média de alteração e podem ficar no topo de sua estratégia comercial. Se concorrentes aumentaram muito o valor das ofertas, você pode aproveitar para subir um pouco o preço de seus produtos e ganhar mais markup. Por outro lado, se todos estão fazendo promoções, é relevante entender se compensa ou não baixar suas margens para ser mais competitivo.

 

Fonte: Infosights

Saiba em quais itens você é ou não competitivo

Em quantos produtos você tem o menor preço? E o maior? É importante que sua pesquisa de preço te ofereça esse tipo de dado, preferencialmente de forma rápida e intuitiva. Na imagem abaixo, por exemplo, o dashboard da InfoPrice traz um gráfico com estas informações e ao clicar nos blocos de itens é possível entender quais são os produtos onde você ganha e perde por preço. Se seu perfil de público buscar os preços mais baixos e a maior parte de seu portfólio estiver mais cara, é hora de revisar seu preços e/ou posicionamento.

Fonte: Infosights

Analise o retorno da pesquisa

A taxa de retorno da pesquisa de preço é relevante para te mostrar a quantidade de análises feitas vs. solicitadas. Isso te ajuda a acompanhar a confiabilidade dos dados em que você se baseia. Boas avaliações do mercado precisam ter um retorno igual ou superior a 70%. Isso fará com que haja um grande volume de dados agrupados, fornecendo uma visão mais realista dos preços de concorrentes. Só assim você poderá tomar decisões assertivas sem comprometer o negócio.

Fonte: Infosights
Fonte: Infosights

 

Com estes passos você poderá otimizar sua pesquisa de preço e ser muito mais estratégico que seus concorrentes!

 

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