7 sinais de que você sabe monitorar a concorrência de forma eficiente

monitorar a concorrência

Monitorar a concorrência é necessário para quem deseja ser mais competitivo.

Monitorar a concorrência no varejo é o primeiro passo para uma gestão de preços inteligente, isso porque uma análise precisa de seus concorrentes poderá te oferecer maior previsão de quais ações tomar para obter mais vendas e lucratividade. No entanto, uma pesquisa de concorrentes deve ser amparada por bons dados, que sejam:

  • Atualizados, confiáveis e auditáveis
  • Segmentados por loja, cidade e região
  • Precisos nas informações coletadas e geradas
  • De fácil leitura para uma rápida tomada de decisões

Para ter uma boa percepção de seus concorrentes, você deve se atentar a alguns critérios na hora de analisar seus dados, e ser capaz de filtrá-los para que sua base de dados se torne inteligente e forneça insights rumo a seus objetivos.

Abaixo, trazemos alguns indicadores que sinalizam quando você realmente sabe como monitorar a concorrência da melhor forma:

1) Você elimina outliers e preços incorretos

Muitas pesquisas de preço apresentam muitos preços incorretos, o que é natural devido a registros equivocados e processo manuais. Entretanto, seu negócio não pode definir estratégias sólidas a partir de preços equivocados. É preciso contar com um time de pricing que faça a eliminação de outliers (valores atípicos, que destoam demais da média de mercado) ou ainda, faze-lo automaticamente com alguma ferramenta, já que elas irão poupar tempo útil, além de evitar falhas humanas no processo.

2) Você sabe quais são os produtos indisponíveis no concorrente

Entender quais os produtos indisponíveis no concorrente tende a melhorar seu posicionamento estratégico, já que é possível investir mais na exposição desses itens ou, deixar de vendê-los. Você consegue controlar melhor seu estoque e entender oportunidades de melhorar margens para itens de alta demanda, mas que seus concorrentes estão sem estoque.

Modelo de monitoramento de concorrentes fornecido pela InfoPrice

3) Você possui um bom histórico de preços

Uma análise histórica, com informações confiáveis, te permite antecipar e prever estratégias e ataques de concorrentes. Uma percepção aprofundada pode te ajudar a tomar decisões mais rápidas e eficientes, melhorando seu posicionamento de mercado.

Modelo de monitoramento de concorrentes fornecido pela InfoPrice

4) Você sabe quantos preços retornam por pesquisa

Para monitorar a concorrência com maior habilidade, também é necessário que você consiga entender rapidamente qual o retorno de preços que obtém em suas pesquisas. O ideal é que esse retorno seja superior a 70% para garantir um grande volume de dados que irão suportar decisões estratégicas e guiar a empresa em momentos de dúvida.

5) Você visualiza informações macro e micro

A gestão de concorrentes precisa ser amparada por dados “macro”, como preços por região, por cidade, estado, período e também por dados “micro”, como preços praticados por uma loja específica durante um curto período de tempo, ou o preço de um produto ou categoria específica em determinada loja. Você conta com ferramentas apropriadas para estes dois cenários e consegue obter uma boa granularidade de dados, ou seja, detalhamentos pontuais do que precisa.

6) Você usa gráficos que fornecem insights rápidos

O dia a dia da gestão requer uma visibilidade abrangente do negócio, mas com leituras rápidas e simplificadas. Nesse sentido, os gráficos fazem toda a diferença para quem vai monitorar a concorrência. Com uma simples consulta é possível analisar se os parâmetros estão conforme o esperado ou se há algum concorrente demandando maior atenção da sua parte.

Modelo de monitoramento de concorrentes fornecido pela InfoPrice

7) Você observa rapidamente o comportamento da Curva ABC

Alguns produtos representam o grosso de seu faturamento, por isso, você poupa tempo cada vez que consegue filtrá-los na Curva ABC.

Também é sempre bom ter uma análise completa que mostre produtos de menor faturamento (B e C), mas que podem se tornar estratégicos em decisões mais elaboradas entre sua equipe. A gestão eficiente de categorias te ajuda a ganhar tempo em análises segmentadas, mas sem deixar de oferecer análises panorâmicas quando for necessário.

Modelo de monitoramento de concorrentes fornecido pela InfoPrice

Estes são os pontos básicos para monitorar a concorrência com eficiência e visibilidade estratégica. Uma análise com pouco controle e que tome muito tempo pode comprometer sua percepção do mercado.

Analisar sua concorrência é o primeiro passo para uma gestão de preços inteligente. Clique aqui para aprender como aplicar a inteligência de preço no seu dia a dia!