Quais fatores analisar ao monitorar a concorrência?

monitorar a concorrência

Monitorar a concorrência é uma ótima maneira do varejista se posicionar estrategicamente nas vendas de seus produtos ou serviços. Ao monitorar concorrentes é possível, por exemplo, entender como as empresas reagem a crises e oportunidades, suas maiores vantagens competitivas e pontos fracos. Esse embasamento cria uma imagem sobre o mercado e permite que um lojista enxergue melhor a si mesmo e como pode se destacar a partir do conhecimento que possui sobre os demais competidores.

Em resumo, monitorar a concorrência é importante porque traz informações relevantes que podem ser utilizadas para favorecer o próprio negócio no mercado. Um lojista que saiba que o ponto fraco de seu concorrente é o atendimento pode promover um relacionamento de maior qualidade com o cliente. Alguém que saiba que os competidores estão sem estoque para um item, poderá fazer ações promocionais para atrair a demanda de clientes para sua própria loja.

Em outra situação, o lojista pode identificar que a margem praticada na venda de determinado item tende a ter um markup maior que o que ele pratica e, assim, é possível tanto investir em publicidade como ajustar o próprio preço para cima, a fim de se equiparar aos concorrentes.

O que analisar ao monitorar a concorrência?

Quem são os concorrentes – primeiro de tudo é fazer uma boa checagem de quem são seus reais concorrentes. Localização é importante quando falamos no varejo físico, claro, mas o posicionamento da loja/rede é crucial. Características demográficas do consumidor como: Sexo (como em casos de lojas focadas no público masculino/feminino) e renda (como para uma livraria focada nas classes A e B ou C e D) irão influenciar. Leve em conta todos os fatores antes de definir quem são seus concorrentes de verdade.

Canais trabalhados – os concorrentes estão apenas em um ambiente (online/offline) ou possuem presença multicanal? Caso isso aconteça, é importante utilizar parâmetros distintos na hora de identificá-los. Enquanto a localização é altamente relevante para se encontrar os competidores no espaço físico; no digital, fatores como posicionamento nos buscadores, preço em comparadores e os canais publicitários utilizados para anunciar (e-mail, redes sociais, etc) podem ter um peso muito maior.

Comunicação/ posicionamento de mercado – como o varejista concorrente conversa com o seu público? Ele investe em quais tipos de ações publicitárias? Obtenha informações que mostrem os pontos fortes e fracos de cada empresa nesse aspecto para se posicionar adequadamente e acompanhar os canais utilizados por cada uma. Apesar disso, vale utilizar suas próprias estratégias e inovar ao utilizar outros canais, além de criar proximidade com seus clientes na utilização de tecnologias orientadas ao varejo. Também é importante ter atenção quanto ao atendimento ao cliente, pois isso pode ser um grande diferencial.

Preço de produtos – acompanhar preços dos concorrentes será uma das informações mais estratégicas, desde que os dados obtidos sejam precisos e atualizados. Essa percepção pode te orientar sobre os momentos de subir ou baixar os preços de seus próprios produtos para ampliar a margem de lucro ou atrair um número maior de clientes. Um detalhe aqui é contar com auxílio da tecnologia para manter as informações organizadas, especialmente se você tiver um portfólio muito grande de itens vendidos. É uma forma de garantir que você tenha visibilidade apenas dos produtos que se interessa em determinado momento, como os da Curva ABC, ou seja, os que mais e os que menos contribuem para sua receita.

Disponibilidade de estoque – o estoque também é estratégico. Saber que o concorrente não tem um produto com alta demanda (e você o vende), ou o contrário, são informações que te ajudam a saber quando melhorar a divulgação ou repor seu estoque. Acompanhar o estoque dos concorrentes pode te ajudar também na hora de entender quando o mercado deixou de vender algum item por um longo período e nortear sua decisão sobre continuar ou não a comercializá-lo.

Você já analisa seus concorrentes? Quais fatores costuma acompanhar?

Aprenda mais sobre monitorar a concorrência:

Na InfoPrice somos especialistas em monitoramento de concorrentes e inteligência de preços. Neste canal, produzimos diversos materiais para educar os varejistas sobre a importância de monitorar concorrentes e como fazer isso de forma eficiente e que gere valor ao seu negócio.

Veja abaixo os textos da nossa sessão de monitoramento de concorrência:

Fale com um consultor InfoPrice e entenda como se destacar com monitoramento de concorrentes e entendimento de suas estratégia.