5 dicas para otimizar sua margem de lucro e posicionamento

margem de lucro

Reduzir custos desnecessários é um dos fatores que ajuda a melhorar sua margem de lucro

 

A margem de lucro (markup) é um dos indicadores mais relevantes para entender se as suas estratégias de vendas estão ou não apresentando resultados.

Mesmo com esse papel relevante para qualquer negócio, gerar um bom markup pode ser um desafio, especialmente porque não basta sair aumentando os preços indiscriminadamente para conseguir gerar receita. Decisões mal tomadas sobre alteração de preço podem simplesmente afastar os clientes com alguns deles optando por comprar em concorrentes. Por isso, todas as decisões para otimizar sua margem de lucro devem ser inteligentes e estratégicas.

Abaixo trazemos 5 maneiras de otimizar sua margem de lucro sem comprometer o giro de produtos. Confira!

 

1) Reduza custos desnecessários que impactam seu preço final

Há muitas despesas no negócio que podem impactar seu custo final e, consequentemente, seu preço e margem de lucro. Compreender todas estas variáveis, como despesas fixas com locação, energia, telefone, transporte e etc, te dará maior visibilidade sobre como reduzir custos. Com isso, mesmo mantendo seus preços atuais, sobrará mais receita na parcela que representa sua lucratividade na venda do produto.

 

2) Monitore concorrentes e saiba quando aumentar a margem de lucro

Ao começar a monitorar concorrentes e como cada um deles costuma precificar seus produtos, você saberá em que faixa seu preço está posicionado, em comparação com o mercado. Essa percepção é estratégica para que você possa acompanhá-los praticando ofertas mais altas que a atual ou escolhendo um valor intermediário, que mantenha seu preço mais atraente, porém mais aproximado do que é praticado pelas lojas que competem com você. É uma forma de garantir um aumento de preço responsável, melhorando sua margem de lucro e garantindo competitividade.

 

3) Compreenda e gerencie bem o estoque para cada produto

Você tem total percepção de como está seu estoque? Tanto os problemas relacionados à ruptura de estoque como compras em largas quantidades podem gerar prejuízos nas vendas totais impactando vendas e lucratividade. A visão sobre o estoque ajuda não apenas a solucionar esse problema, mas conhecer os itens com maior giro (alta demanda) e que podem ter um pequeno reajuste de preço sem afetar a compra pelo cliente. Você consegue alterar preços, otimizar a margem de lucro, mas sem comprometer a quantidade de itens vendidos.

 

4) Diminua o custo por venda e marketing com up-sell e cross-sell

Vender mais itens a um custo amortizado também é uma forma de otimizar sua margem de lucro. Estratégias de marketing focadas em vender outros itens relacionados ao que o cliente foi comprar em sua loja (cross-sell) ou um produto ou serviço de maior ticket médio ao que está sendo comprado (up-sell) podem garantir uma lucratividade maior para você. Para o cliente, a vantagem é que muitas vezes essa estratégia melhora sua experiência de compra, ao adquirir itens de melhor qualidade ou ter outra necessidade suprida.

 

5) Fidelize seus clientes com benefícios e diferenciais em sua loja

Se você possui um outro valor agregado na venda do produto é mais fácil melhorar sua margem de lucro. Clientes muitas vezes se mostram dispostos a pagar um pouco mais por um item vendido por lojas que oferecem uma experiência de consumo superior, ou diferenciada. Filas menores, atendentes especializados, ambientação com cores, cheiros e sons estimulantes ou tecnologias diferentes podem agregar um valor adicional ao que você oferece. Estas ações podem atrair um público mais seletivo justificando um aumento em sua margem de lucro.

 

Mantenha estas etapas em mente e comece já a trabalhar para a otimizar sua margem de lucro!