10 Livros para empreendedores do varejo

Livros para empreendedores do vareio

Preparamos uma lista de livros para empreendedores do varejo que querem revolucionar a forma com que pessoas compram seus produtos!

O varejo sempre atraiu empreendedores de diferentes perfis, que viam nesse setor a chance de criar um negócio rentável, escalável e com grande possibilidade de crescimento. Hoje o segmento ainda apresenta muita oportunidade para disrupção e inserção tecnológica.

Além da InfoPrice, um exemplo clássico é o da HomeReffil, que entrou em uma categoria tradicional (supermercado) e criou um modelo inédito no Brasil, onde o consumidor cria listas de produtos e recebe os itens escolhidos de forma recorrente, sem se preocupar com filas, por exemplo.

Aqui na InfoPrice acreditamos muito no potencial do setor, mas claro, para que você se destaque é preciso buscar referências que guie o seu business plan e que devem nortear a condução do seu negócio. Por isso selecionamos livros que nos inspiraram, motivaram e guiaram muito de nossas decisões. São sugestões, tanto de livros sobre startups, inovação, e empreendedorismo, como temas totalmente relacionados ao segmento varejista!

Vamos agora aos 10 livros para empreendedores do varejo!

1 – Zero a Um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício

Autor: Peter Thiel

O que aprender: Peter, que é co-founder do PayPal, além de investidor de startups como o Facebook, apresenta em Zero a Um os passos para construir uma empresa com o DNA da inovação, como foco em criar coisas novas e não apenas modelos adaptados ou “copiados” de outras empresas. O leitor é convidado a fazer e responder perguntas que o levem a lugares inesperados.

2 – A Startup Enxuta

Autor: Eric Reis

O que aprender: o Autor, que é empreendedor residente em Harvard, apresenta um conceito que torna a criação, desenvolvimento e o lançamento – de um produto ou serviço –  um processo mais estruturado e escalável. O “lean” tem sido adaptado a gestão de diferentes perfis de negócios e engloba aspectos do conceito de “Produção Enxuta” da Toyota e metodologias como a do Scrum. O Autor apresenta processos para que um produto seja lançado aos poucos, realizando experimentos viáveis que demonstrem o interesse do público por ele. Para isso, usa exemplos reais de negócios que adotam a metodologia “startup enxuta”.

3 – Sonho Grande

Autor: Cristiane Correa

O que aprender: Cristiane Correa conta a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, e de como eles se tornaram referência para os empreendedores do Brasil. Para tanto, ela passa pela concepção do Banco Garantia ainda nos anos 70, passando pela construção de um dos maiores impérios cervejeiros, chegando as aquisições mais recentes do grupo, como Burguer King e Heinz. O livro foca muito na cultura disseminada pelos empresários em todos os seus empreendimentos, sempre como foco na simplicidade, meritocracia, e busca incessante por redução de custos.

4 – Visual Merchandising

Autor: Louis Bou

O que aprender: existem diferentes formas para exibição de um produto ao cliente, mas você sabe que elementos contribuem para aumentar a conversão dos itens com destaque em sua loja? Louis Bou apresenta um estudo  onde explica todos os detalhes que te ajudarão a transmitir a mensagem certa e de forma eficaz por meio da vitrine ou PDV.

5 – Lean Para Leigos

Autores: Bruce Williams e  Natalie J. Sayer

O que aprender: em um mercado com uma série de termos que se renovam, é preciso estar atento e entender o significado de cada um deles. E já há algum tempo  o termo “lean” surge em diferentes versões. Mas você sabe ao que ele ele se refere? O Livro “Lean Para Leigos”, apresenta a explicação detalhada do que significa e como se aplica aos negócios. O livro faz parte de uma série de termos explicados para leigos, e um dos livros para empreendedores do varejo.

6 – Administração De Varejo

Autor: Fauze Najib Mattar

O que aprender: trata-se de um manual completo que apresenta conceitos, metodologias e técnicas para gestão do varejo. Com exemplos práticos, o livro é um guia essencial para quem está iniciando no varejo ou precisa revisitar aspectos importantes na gestão desse setor.

7 – Shopper Marketing

Autor: Markus Stahlberg e Ville Maila

O que aprender: é possível conduzir e influenciar o consumidor a compra. É exatamente isso que o livro apresenta. Nele podemos estudar uma série de análises realizadas por diferentes profissionais – das principais empresas do mundo – e que oferecem dicas práticas que podem ser aplicadas no dia-a-dia sobre tendência de compra e comportamento do consumidor. Uma dos melhores livros para empreendedores do varejo.

8 – Blink: a decisão num piscar de olhos

Autor: Malcolm Gladwell

O que aprender: a tomada rápida de decisão no varejo pode significar a compra ou a desistência de adquirir determinado produto. Em Blink, Malcolm Gladwell aborda questões sobre o julgamento intuitivo e como tomamos essa decisão. Compreender esse comportamento vai ajudar a oferecer a melhor experiência ao consumidor e a sua tomada de decisão rápida, em um ambiente dinâmico com o do varejo, por isso é um dos livros para empreendedores do varejo.

9 – Paixão por vencer – Jack Welch

Autor: Jack Welch e Suzy Welch

O que aprender: um dos livros básicos para todos os empreendedores é Paixão Por Vencer, de Co-autoria de Jack Welch, que por anos foi CEO da General Electric (GE). Ele resume a carreira de executivo, explicando, com exemplos práticos e dicas, como lidar com diferentes situações no dia-a-dias de uma organização: gestão de pessoas, negociação, inovação, fusões, além de outros desafios que são comuns a empreendedores..

10 – A Marca da vitória

Autor: Phil Knight

O que aprender: você conhece a Nike?  Neste livro você conhece a trajetória e os desafios enfrentados por Phil Knight, o homem por trás dessa marca que conta sua trajetória, que além de planejamento e muito trabalho, contou com algumas pitadas de sorte. “A Marca da Vitória” é uma excelente case de como correr riscos em diferentes momentos de sua empresa, pode ajudar a construir algo grande.

E você, sentiu falta de livros para empreendedores do varejo nessa lista? Compartilhe conosco.

Sobre a InfoPrice!

A InfoPrice é um caso de empresa que está revolucionando o segmento varejista! Principalmente a forma empresas do segmento encaram seus concorrentes e planejam seus preços.

Nós empoderamos o varejista para conseguir melhores margens, negociações com fornecedores e vender mais! Quer saber como fazemos isso? Conheça um pouco mais sobre a InfoPrice!