Home Centers – Inteligência de Preço e Experiência

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Home Centers estão altamente inseridos na rotina dos brasileiros nas grandes cidades, com um crescimento de 10% registrado em março de 2017 em relação à fevereiro do mesmo ano, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, Anamaco. O desempenho é de 4% a mais que o mesmo período no ano passado.

No entanto, essa tendência para o segmento de Home Centers no mercado nacional também tem ampliado cada vez mais a competitividade no setor, exigindo que os varejistas inovem, melhorem a experiência do cliente, obtenham informações estratégicas sobre seus concorrentes e monitorem preços com dados de alta qualidade.

Por que home centers precisam ter visibilidade de mercado?

Além de boas noções administrativas, é necessário que se haja uma gestão atenta ao mercado, saída de produtos, controle de informações financeiras, até mesmo para que se tome um posicionamento de mercado cada vez mais embasado em dados.  

Uma das razões para que o gestor tenha essa visibilidade é o constante crescimento da concorrência no setor varejista, exigindo inovação e inteligência de mercado para se destacar. O varejista precisa tomar decisões rápidas, já que atua em um ramo muito dinâmico, onde os competidores estão frequentemente promovendo mudanças comerciais e alterando os preços das ofertas.

Além disso, é necessário que ele se ampare em pilares sólidos, ou seja, utilize dados precisos para se orientar e precificar seus produtos, já que só assim será capaz de evitar prejuízos ou perda de oportunidades.

Portanto, o varejista de Home Centers precisa não apenas obter bons dados de mercado, mas ter certeza de que eles são atuais e confiáveis o bastante para fornecer visibilidade.

Por que home centers devem investir em experiência do consumidor

Abaixo estão algumas dicas para quem pretende melhorar a experiência do cliente:

  • Organize bem os departamentos da loja por categorias, pensando na ambientação de cada espaço;
  • Facilite a entrega para o consumidor atendendo diferentes CEPs e regiões, além de possibilidade de entrega rápida ou expressa;
  • Capacite seus funcionários e invista para que se mantenham atualizados sobre novos produtos do mercado;
  • Tenha boas parcerias com fornecedores e com empresas parceiras da loja;
  • Analise o preço praticado por seus concorrentes a partir de dados confiáveis, e crie estratégias promocionais ou melhore sua margem embasado neles;

Conhecendo bem o segmento de Home Centers e com olhar atento ao seu público e concorrentes, seu negócio irá muito mais longe!

10 fatores para o sucesso no varejo de construção

Segundo o Sebrae, a fórmula de sucesso do varejo de construção envolve 10 fatores:

1) Posicionamento de mercado, com percepção de público, estratégia de preço e promoção segmentada

2) Gestão de produtos, com boa organização e controle de estoque

3) Controles financeiros de fluxos e investimentos

4) Comodidade de entrega, estacionamento e fácil acesso ao local loja

5) Parcerias com fornecedores e serviços complementares

6) Marketing de relacionamento com atenção às expectativas de compra do cliente

7) Gestão de processos a partir de indicadores do negócio

8) Gestão de estoque por meio de sistema informatizado

9) Layout da loja fluido, organizado e com boa visibilidade de itens mais vendidos

10) Atendimento por profissionais capacitados sobre produtos e técnicas de venda

Para se aprofundar no assunto:

A experiência que seus consumidores tem em suas lojas é essencial para o bom desempenho de sua marca. Veja aqui porque sua empresa deve investir na personalização de compra!

Home Centers é um dos segmentos atendidos pela InfoPrice. Fornecemos pesquisa e inteligência de preços, além de monitoramento de concorrentes para os varejistas! Veja aqui como podemos ajudar a sua empresa a melhorar margens e se destacar na região de suas lojas!