Como desenvolver uma estratégia de preço para produtos sazonais

produtos sazonais

O comportamento de preço de produtos sazonais sofre alta influência da demanda por eles. Repelente, protetor solar, sorvete, sopas, misturas prontas para fondue, ovos de páscoa, panetone e bacalhau são alguns exemplos de itens cuja venda é intensificada em determinados períodos do ano. Neste caso, o gestor precisa entender o efeito da procura e ajustar o preço para obter mais margem quando o cenário está favorável para si.

Alguns itens podem enfrentar efeito da sazonalidade de forma diferente, como por influência do clima, de datas comemorativas ou mesmo por influência midiática. Abaixo explicamos melhor cada um destes fatores:

Produtos impactados pela época de pesca, plantio/colheita

Se analisarmos o mês de julho, por exemplo, a Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen), mostra que é temporada de comprar produtos como laranja baía, mexerica, atemóia, couve, brócolis, amendoim sem casca, mandioquinha, anchovas, entre outros.  

O período favorece a colheita e pesca destes itens citados, permitindo que os produtos sejam oferecidos com maior qualidade e frescor – tanto para o varejista quanto para o cliente final.

Estes produtos nem sempre terão uma demanda maior em determinado período do ano, mas a elevada quantidade de itens coletados durante a safra pode baratear custos de distribuição e diminuir os preços em relação a outras épocas do ano.

Produtos impactados pela mudança de estação

Sorvete, repelente e sopa são exemplos de itens que costumam ser mais demandados conforme influências climáticas. Quando mudam as estações, os preços e a demanda caem.

Por outro lado, embora o lojista deva se atentar aos períodos da sazonalidade, é preciso considerar o cenário do momento, já que um clima atípico, repetido por vários dias, pode elevar a procura por sorvetes mesmo em um mês de inverno, por exemplo.

Produtos que sofrem influência de uma data comemorativa

Festas junina, Natal, Páscoa são algumas datas comemorativas que modificam bastante a venda de certos produtos.

Alguns itens são realmente sazonais, como ovos de páscoa que tendem a sumir dos supermercados alguns dias após o período pascal. Em outros casos, como castanhas e bacalhau, há demanda pelo item o ano inteiro, mas eles sofrem picos de procura em datas especiais como o  Natal e a Sexta Feira Santa.

Produtos com campanhas agressivas na mídia

Estes itens também devem ser observados com cuidado pelo gestor, já que a exposição, especialmente em canais de massa como a televisão e jornais diários, poderá elevar significativamente a procura pelo produto. É preciso antecipar a compra, mas sem superestimar a procura e ficar com estoque parado.

Mas, como desenvolver boas estratégias de preço para produtos sazonais?

1) Conheça bem o comportamento dos produtos que você vende e quais deles sofrem efeito da sazonalidade;

2) Antecipe-se: caso a sazonalidade seja prevista no calendário, já comece a planejar os preços de venda dos itens antes que a procura por eles aumente;

3) Analise os fatores que podem impulsionar a demanda por seus produtos como a sazonalidade, o clima (mesmo atípico para o período), a mídia, etc. e planeje reajustes de preço;

4) Esteja atento às informações sobre safra dos produtos que você vende e se houveram fatores climáticos, ou outros problemas, que afetaram a colheita;

5) Analise dados confiáveis do comportamento de preço de seus concorrentes para entender melhor como a sazonalidade interfere nos preços em sua região;

6) Analise o histórico de seus próprios preços para identificar padrões e efeitos da sazonalidade no seu negócio;

7) Acompanhe o volume de seu próprio estoque e disponibilidade dos produtos sazonais nos concorrentes – a falta de um item de alta demanda em outros varejistas concorrentes pode ser mais uma forma de melhorar sua margem;  

Uma boa percepção sobre seus produtos sazonais combinada à inteligência de preços e planejamento poderá ajudá-lo a tomar as melhores decisões sobre seu preço para impulsionar suas vendas e lucratividade.

Para se aprofundar no assunto!

Aqui no blog produzimos diversos conteúdos para executivo do varejo!

Veja alguns textos que podem ajudar diariamente em seus negócios:

Curva ABC na prática para supermercados

7 passos para reduzir custos no varejo físico

Criando uma experiencia do consumidor incrível!

Descubra quem é a InfoPrice e como podemos ajudar seu negócio

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *