Como analisar a confiabilidade da coleta de dados no varejo?

coleta de dados no varejo

Coleta de dados no varejo!

O mercado está cada vez mais competitivo e isso exige que decisões sejam tomadas rapida e assertivamente. Essas decisões estão relacionadas a vários aspectos, como estrutura e tecnologia empregada no negócio, negociação com fornecedores, mas principalmente o preço, que está ligado diretamente à rentabilidade do negócio. Veja aqui como analisar se sua coleta de dados no varejo é boa ou ruim!

A necessidade de analisar o preço com precisão faz com que lojas invistam ou desenvolvam estruturas próprias para a coleta de dados que forneçam insumo para tomada de decisão e para estratégias de negócio. Inclusive já apresentamos, os prós e contras de investir em uma equipe própria ou na contratação de empresas especializadas.

Na hora de avaliar sua pesquisa de preços, um ponto de atenção é a confiabilidade desses dados utilizados como base para precificação. Estamos falando de alteração do preço, algo que irá impactar diretamente na receita do seu negócio, por isso, todo cuidado é pouco!

Um dado divergente pode significar uma estratégia de preços equivocada. Por isso, separamos três fatores essenciais que irão pautar a confiabilidade da coleta de dados no varejo.

1- O método de coleta de dados

Muitas equipes de pesquisa interna –  ou empresas que fornecem esse tipo de informação – utilizam planilhas ou cadernos para anotações dos pesquisadores. Sabemos que naturalmente processos manuais geram inúmeros erros. Dessa forma, para garantir precisão e confiabilidade, é preciso automatizar ao máximo o fluxo completo de coleta e análise dos dados.

Dados incorretos levam à análises incorretas que podem comprometer as informações recebidas e o preço praticado em sua loja. Dê preferência a empresas que optam pela utilização de coletores eletrônicos ou tecnologias de captura direto no leitor de código de barras do supermercado eliminando a possibilidade de falhas humanas. 

2- O método de transmissão dos dados

Entender o fluxo dos dados até que cheguem à sua equipe de pricing irá te ajudar a entender se você pode confiar nos dados pesquisados ou não.

Novamente reforçamos que a tecnologia deve ser aliada à de coleta de dados no varejo. Processos manuais ou arcaicos, de armazenamento, organização e transmissão de dados irão induzir a valores incorretos e dados pouco confiáveis. Times de pricing, geralmente trabalham com altas quantidades de dados, portanto devem ser organizados e eficazes.

Uma solução é contratar uma empresa que consiga transferir esses dados por uma plataforma digital e inteligente. Assim sua empresa só terá que acessar uma plataforma logada, de onde tirará os insights de preço e terá acesso ao histórico – diário, semanal e mensal – de pesquisa.

3- A Conferência e segurança dos dados

Mesmo que a empresa de pesquisa, ou seu time de coleta afirmem que os dados são 100% confiáveis, o supermercado precisa ter garantias que poderá acessar as fontes, caso seja preciso uma auditoria.

Enquanto algumas fornecedoras de pesquisa ainda utilizam planilhas, já existem soluções que, além de coletar os preços dos concorrentes de forma automática, também registram, por meio de imagens, quais são os produtos pesquisados. Assim, caso surja alguma divergência, existe a possibilidade de conferência da coleta de dados realizada.

De nada adianta uma alta quantidade de dados, se sua equipe sempre ficar com dúvida da procedência e qualidade destes valores.

A maior lição que deixamos é que determinados processos de sua empresa devem ser altamente organizados e para isso, precisam contar com o apoio da tecnologia para garantir sua qualidade. Áreas de precificação ou até mesmo gestão de categorias, que lidam com grandes volumes de informação precisam ter fluxos de coleta, transmissão e armazenamento de dados automáticos.

Dados confiáveis, são o primeiro passo para se construir uma estratégia de preços sólida, e uma gestão de negócios amparada em dado!  Veja aqui como aplicar a inteligência de preços no dia a dia do seu negócio!

A InfoPrice é especialista em pesquisa e inteligência de preços no varejo! Entre em nosso site e nos conheça melhor!