Margem de Lucro: como aumentar seu ganho usando a tecnologia

margem de lucro

O maior desafio do gestor no setor varejista é o de aumentar a margem de lucro para os produtos vendidos. A falta de visibilidade do mercado, região, período e concorrentes faz com que muitos percam boas oportunidades de fazer isso, ou decidam aumentar o preço em momentos inadequados, o que gera poucas vendas e baixa lucratividade.

Por sorte, a tecnologia possibilita alternativas que garantem visibilidade do negócio para os gestores modernos. A inteligência de preço e mercado é um recurso que consegue agrupar múltiplas visões do negócio, com dashboards bastante intuitivos, opções de filtros, segmentação e emissão de relatórios. Tudo isso facilita a definição e aplicação de estratégias, que podem garantir uma boa margem de lucro na venda dos produtos.

Quando se orienta por esse tipo de dados de inteligência, o gestor pode realizar ações para melhorar a margem de lucro, tanto na negociação com a indústria ou fornecedor quanto na venda dos produtos para o cliente final.

Abaixo estão alguns fatores que mostram como os varejistas podem usufruir da tecnologia para lucrarem mais:

 

1) Histórico de seus próprios preços e do mercado

A tecnologia pode ajudá-lo a manter um histórico de seus próprios preços e do mercado. Essa percepção pode ajudá-lo a compreender os valores máximos e mínimos que você já praticou para os produtos vendidos, além claro, da margem de lucro faturada em cada um desses cenários. Essa é uma percepção importante para analisar cenários antigos, entender a dinâmica de seu preço e de concorrentes à longo prazo, prever tendências, além de conhecer e aproveitar oportunidades comuns a determinados períodos ou meses do ano.

 

2) Análise de concorrentes e competitividade

Tecnologias focadas em inteligência de preço e de mercado podem ajudá-lo a monitorar seus principais concorrentes, entendendo quão competitivos estão seus preços e quando é possível aumentar sua margem de lucro. Se sua oferta é mais barata e existe um gap muito grande entre seu preço e dos principais concorrentes, pode ser uma boa oportunidade de aumentar o valor da oferta e lucrar mais.

 

3) Visão do preço segmentado por período

Por meio da tecnologia, também é possível saber como seu preço e de concorrentes se comportam em determinadas datas ou períodos do ano. Black Friday, fim-de-semana prolongado, férias escolares, verão, etc: tudo pode ser analisado para melhor compreensão do comportamento nos preços. Essa visão também poderá ajudá-lo a saber quando é ou não estratégico subir preços e ganhar maior margem de lucro e, em outros casos, a hora de apostar em preços mais baixos e vender em maior quantidade.

 

4) Visão do preço segmentado por região

A visão do preço conforme a região também é importante para entender quando aumentar sua margem de lucro. Um filtro solar em região de praia, por exemplo, pode ter um preço um pouco acima do praticado em regiões metropolitanas por conta da alta demanda, entre outros fatores. Essa percepção por estados ou cidades pode ajudá-lo a definir preços condizentes com a realidade de cada local e indicar em quais lojas você poderá ganhar uma margem de lucro maior.

 

5) Melhora da negociação com o fornecedor

Conhecer o desempenho de seu próprio negócio também facilita na hora de negociar melhor a aquisição de produtos junto ao seu fornecedor. Apresentar dados do mercado e potencial de seu próprio negócio pode ser a melhor maneira de negociar preços mais competitivos que os praticados normalmente. E se os custos diminuem, esta economia também poderá ajudá-lo a ampliar sua margem de lucro.

Como você vê, a tecnologia já pode ajudar muito os negócios a ganharem maior visão do mercado e concorrentes e aumentem a margem de lucro na hora certa.

 

Como a InfoPrice ajuda a melhorar a margem de lucro no varejo?

A InfoPrice pode ajudar os varejistas oferecendo alta tecnologia em inteligência de preço e mercado.

Nossa plataforma pode ajudar os varejistas a manterem histórico de suas ofertas e de concorrentes, visão segmentada do preço com filtros por período e região, além de ajudar no fornecimento de dados e relatórios gerenciais para tornar o negócio mais competitivo.

Além disso, é possível utilizar as informações da Infoprice para saber a hora certa de subir ou baixar preços de produtos focando em aumento de margem ou lucro pela quantidade de itens vendidos. Os dados também são um bom recurso para negociar melhores preços de aquisição de produtos com a indústria e fornecedores, favorecendo ainda mais o aumento da receita de seu negócio.

 

Clique aqui e saiba mais como a InfoPrice pode ajudar seu negócio.

 

Leia também:

5 dicas para otimizar sua margem de lucro e posicionamento

Como funciona o InfoSights – o BI da InfoPrice

Descubra quem é a InfoPrice e como ela pode ajudar o seu negócio